O que será uma aprendizagem sustentável?

Conversa fishbowl: ISEG-ULisboa, 22 Setembro, 18h-20h
Co-organizadores: Helena Marujo (ISCSP-ULisboa), Álvaro Fonseca
Contacto ISEG: Manuel Laranja

Texto de contextualização:
Na sequência da segunda conversa que teve lugar no ICS-ULisboa a 18 Julho, propomos nova conversa, usando o formato fishbowl, com um enfoque no tema da sustentabilidade da educação e da escola. Tomando como inspiração o ensaio de Stephen Sterling ‘Sustainable education’ da série ‘Schumacher Briefings’ (2001)*, pretende-se reflectir sobre o paradigma dominante nos sistemas educativos baseado em modelos reducionistas, mecanicistas e tecnicistas, que reproduzem o paradigma económico e social vigente e que não têm contribuído para reduzir os actuais níveis de insustentabilidade social e ambiental à escala global. A partir de três perguntas formuladas por aquele autor – ‘what is education for?’, ‘what is education?’ e ‘whose education?’ – propomos pensar juntos em modelos de aprendizagem que promovam o bem-estar e a sustentabilidade da comunidade escolar e da sociedade em geral, e em como implementá-los.
Para estimular o debate deixamos um excerto do texto de Stephen Sterling:
[Sustainable education is] “a change of educational culture which both develops and embodies the theory and practice of sustainability in a way which is critically aware. This would be a transformational paradigm that values, sustains and realizes human potential in relation to the need to attain and sustain social, economic and ecological wellbeing, recognizing that they are truly interdependent. (…) Sustainable education is only likely to emerge if it can connect with and draw strength from positive cultural change in the wider social context.”
* https://www.greenbooks.co.uk/Book/199/Sustainable-Education.html

Sobre o formato da conversa: O ‘Fishbowl’ é uma forma de diálogo participativo que pode ser usada quando se discutem tópicos dentro de grandes grupos. A conversa é limitada a um círculo central de intervenientes, estando os restantes participantes sentados em círculos concêntricos em volta do grupo central. No nosso caso, teremos um grupo inicial de convidados num primeiro momento da conversa, sendo deixada uma cadeira vazia. A conversa será depois aberta a qualquer pessoa que deseje participar e que ocupará a cadeira vazia do círculo central, saindo uma das pessoas do grupo inicial mas sem interromper a conversa. A sessão terá a duração total de duas horas.

When: 22/09/2017 18:00
Where: , ISEG-ULisboa, Terraço do Quelhas, Rua do Quelhas, n.º 6, Lisboa, 1200-781